Conhecer o perfil do MBA em Gestão Empresarial é fundamental, pois ajuda você a descobrir se, de fato, ele corresponde às suas necessidades. Por se tratar de um investimento de tempo e dinheiro, vale a pena você se certificar de que o curso é o que você procura.
Pensando nisso, o post de hoje traz as informações mais relevantes sobre o MBA em Gestão Empresarial e o perfil dos alunos. Ao final, você ainda confere alguns dos principais benefícios do curso para a sua carreira. Vamos lá?
Antes de apresentar o perfil do MBA em Gestão Empresarial, é importante que você conheça um pouco mais sobre o curso. Um dos principais objetivos dele é estimular a construção do conhecimento a partir de uma abordagem que une a teoria e a prática, sempre alinhada aos contextos sociais e econômicos da região.
No caso da gestão das organizações, os profissionais precisam ter um conhecimento variado e também multidisciplinar para criar as melhores ações e estratégias. Para isso, o curso ajuda você a desenvolver competências de liderança, pensamento estratégico, capacidade de planejamento e tomada de decisões.
Os pontos abaixo costumam fazer parte do perfil do MBA em Gestão Empresarial. Entenda melhor do que se trata cada um deles:
Quem não quer crescer na carreira, não é mesmo? No entanto, não basta apenas querer, ser um bom funcionário e mostrar dedicação. Isso porque os cargos de liderança das empresas demandam uma qualificação de peso. Sendo assim, é preciso investir em uma boa formação.
É inegável que a experiência prática dentro das organizações é uma fonte de aprendizado. Afinal, é no dia a dia que os conceitos, teorias e técnicas de gestão se concretizam. Porém, nem sempre a vivência é suficiente. Junto à bagagem que você já possui, esse curso de especialização vai aprofundar os conhecimentos sobre administração.
Depois de anos trabalhando em um mesmo ramo, exercendo funções parecidas, é normal que você sinta a necessidade de se renovar. Tanto que esta é uma das características do perfil do MBA em Gestão Empresarial. Você tem contato com outros profissionais, novas perspectivas, fontes de informação e muito mais!
Todo profissional em busca de crescimento não pode parar de estudar. Além de contribuir para o seu conjunto de habilidades, ter um MBA no currículo mostra às organizações que você está comprometido com a carreira. Com um nível mais alto de formação, as chances de conseguir cargos estratégicos só aumentam.
Se você percebeu que está dentro do perfil do MBA em Gestão Empresarial, talvez já esteja pensando em investir no curso, certo? Fique sabendo que esta é uma ótima ideia, pois se trata de uma qualificação que vai ajudar você a voar cada vez mais alto.
Isso porque esse MBA fornece as habilidades fundamentais para quem pretende ocupar cargos de liderança e conquistar vagas estratégicas nas organizações. Uma delas é a visão holística das atividades do negócio, focada na criação de valor para a empresa.
Além disso, você também vai adquirir conhecimentos técnicos e habilidades necessárias para se tornar um líder e não apenas o gestor de uma equipe. É claro que a teoria não fica de fora, mas está sempre se articulando com a prática de gestão.
O curso ainda ajuda você a desenvolver algumas competências comportamentais por meio do autoconhecimento, o raciocínio analítico, a capacidade de trabalhar em equipe e de tomar decisões. O desenvolvimento de habilidades de planejamento de comunicação também não fica de fora do curso.
Ainda tem dúvidas? Não sabe se tem o perfil do MBA em Gestão Empresarial e se deveria fazer a matrícula no curso? Fique por dentro de alguns dos benefícios dele para a sua carreira:
Com a ampliação do acesso ao ensino superior, mais pessoas hoje têm um diploma de graduação. No entanto, quando se trata de pós-graduação, esse universo fica bem mais restrito. Diante disso, os profissionais com um diploma de MBA chamam muito mais a atenção dos recrutadores.
Aqui, vale ressaltar que é preciso ter cuidado na escolha da instituição de ensino. Além da qualidade do curso, a reputação da instituição pode ter um peso grande no seu diploma. Sendo assim, faça uma boa pesquisa antes de se matricular.
Quem tem o perfil do MBA em Gestão Empresarial costuma buscar não apenas o conhecimento, mas também outros tipos de aprendizado com a formação. Um dos diferenciais do curso é a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais da área, sejam elas bem-sucedidas ou não.
Os professores costumam ter boas histórias para contar e diversos ensinamentos relevantes. Porém, os colegas também contribuem para o aprendizado. Afinal, geralmente os estudantes são pessoas que já estão trabalhando há alguns anos na área de gestão ou pretende migrar para cargos mais altos.
Mais do que trocar experiências com os colegas, o curso permite que você fortaleça a sua rede de contatos. Por isso, valorize as relações que você vai estabelecer com os outros estudantes, pois eles podem se tornar contatos importantes no futuro.
Provavelmente você já deve ter vivenciado isso durante a graduação e tido um colega de faculdade que abriu as portas para você em uma empresa ou vice-versa. Portanto, tenha isso em mente!
Nos processos seletivos para cargos de gestão, você vai poder ter mais chances de conseguir a vaga em comparação aos candidatos que não possuem um MBA no currículo. Isso porque você tem a preparação específica para ocupar cargos de alta responsabilidade.
Ainda, fique sabendo que algumas empresas buscam profissionais para tais vagas nas escolas de negócios. Ou seja, isso significa que você pode ter acesso a processos que não encontraria em sites de emprego, por exemplo.
Se você tem o perfil do MBA em Gestão Empresarial, não deixe de conferir mais informações sobre o curso agora mesmo!
Saiba quem pode fazer MBA, um dos tipos de pós-graduação mais populares do Brasil.
Cada uma das áreas de conhecimento do PMBOK apresenta processos cruciais para o sucesso dos seus projetos. Saiba mais sobre elas.
Mas afinal, você sabe por que fazer um MBA? Se está com dúvidas se deve ou não aprimorar as suas habilidades profissionais, confira!