”
Você já experimentou utilizar a PNL na empresa em que você trabalha? Se a resposta for “não”, provavelmente é porque você ainda não descobriu todos os benefícios dessa abordagem.
Há ainda quem tenha ouvido falar sobre o uso dela na vida pessoal, mas não sabe que ela também pode ser aplicada no ambiente corporativo. Diante dos desafios enfrentados pela gestão de pessoas, o uso dela tem beneficiado fortemente profissionais de todos os níveis.
Continue lendo para entender mais sobre o conceito, quais são as maiores vantagens e como aplicar a PNL na empresa.
PNL é a sigla para Programação Neurolinguística. Trata-se de uma abordagem de desenvolvimento pessoal e comunicação criada na década de 1970 por John Grinder e Richard Bandler. Eles desenvolveram um método capaz de influenciar o comportamento cerebral por meio de diferentes tipos de linguagem.
A ideia é permitir a reprogramação da maneira como o cérebro responde a variados estímulos. Cada indivíduo tem uma maneira de encarar o mundo, interpretar acontecimentos e reagir aos estímulos externos. Isso tem a ver com a história de vida de cada um, já que todos nós somos influenciados pelas outras pessoas ao nosso redor e pelos acontecimentos.
É por isso que todos têm seu próprio jeito de reagir diante de situações desafiadoras, de conflito, entre outras. O problema é que, dependendo do caso, os nossos padrões de comportamento acabam trazendo prejuízos não só para a vida pessoas como para a profissional também. Mas a boa notícia é que eles podem ser mudados.
Por meio de algumas técnicas, a PNL identifica os padrões comportamentais e avalia as características mentais de uma pessoa. Ou seja, ela acessa o subconsciente e tenta compreender como o cérebro dela opera diante de diferentes situações. Com base nessas informações, essa abordagem mostra à pessoa quais comportamentos precisam ser reprogramados.
Não há nada mais valioso para uma organização do que as pessoas que fazem parte dela. Por isso, a utilização de técnicas de PNL na empresa traz ótimas vantagens para os profissionais:
O uso da PNL na empresa impacta significativamente a experiência de trabalho de todos, além de colaborar para produção de melhores resultados. Ela é usada como ferramenta poderosa sobretudo na superação dos desafios da gestão de pessoas. Veja a seguir como ela pode ser aplicada:
Um dos grandes problemas enfrentados em todo tipo de organização é a falta de motivação e de confiança por parte das equipes. Isso afeta não só como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho como também o desempenho delas.
É por isso que uma das aplicações mais comuns do PNL na empresa está voltada para o aumento da confiança dos colaboradores. Por meio do uso de técnicas adequadas, é possível obter resultados bastante positivos e que podem ser rapidamente observados no ambiente corporativo.
Essa abordagem ajuda os profissionais a se manterem confiantes e motivados mesmo nas situações mais críticas, como fechamento de contratos, negociações e reuniões importantes. Tratam-se de momentos cruciais para o negócio da empresa. E a falta de confiança é capaz de colocar tudo a perder.
A comunicação é mais uma das beneficiadas pela aplicação da PNL na empresa. Embora a fala, ou seja, a comunicação verbal seja trabalhada por meio das técnicas dessa abordagem, ela não é a única.
Outros fatores ligados à comunicação, ainda que não verbais, são aproveitados ao máximo. Habilidades interpessoais podem ser desenvolvidas por meio dos conhecimentos de inteligência emocional. A empatia, por exemplo, é capaz de melhorar significativamente o relacionamento entre as pessoas.
Por isso, as técnicas de PNL são bastante utilizadas com esse propósito. Elas ajudam os colaboradores a abandonarem padrões mentais que prejudicam o desenvolvimento de relações saudáveis e sólidas com os demais colegas de trabalho.
Não pense que a PNL serve apenas para melhorar o desempenho dos funcionários da empresa. As técnicas também podem – e devem – ser usadas para potencializar o trabalho realizado pelos gestores e outros líderes.
Sobretudo aqueles que ocupam cargos mais altos acabam, muitas vezes, ficando distantes das equipes. Ainda que o trabalho seja feito em conjunto, a maneira como os líderes se portam pode fazer com que os colaboradores não se sintam à vontade. Assim, deixam de agir com espontaneidade, de compartilhar as angústias e até de contar com o apoio do gestor.
O que a aplicação da PNL na empresa faz também é trabalhar a consciência dos líderes em relação à maneira como eles se comunicam no ambiente corporativo. Além disso, os ajudam a identificar como as atitudes deles são percebidas pelas pessoas.
Dessa forma, eles podem se tornar líderes ainda melhores, capazes de fazer seus colaboradores se sentirem cada vez mais motivados e felizes. E é exatamente esse o principal papel de uma liderança dentro da empresa.
O medo de falar em público assola a vida de profissionais em diversas fases da carreira. Tem gente que só de pensar em ter que falar em uma reunião com a diretoria da empresa já começa a suar de nervoso e nem consegue dormir à noite de tanta ansiedade. E há situações em que esse nervosismo sai do controle.
A PNL também existe para ajudar as pessoas a superar esse medo. Afinal de contas, por mais tímida que a pessoa seja, ter problemas para falar em público pode prejudicar o desenvolvimento profissional dela e até ser um fator limitante para conquistar posições mais altas.
Sendo assim, vale a pena aplicar a PNL na empresa para ajudar as pessoas a controlarem as emoções, agirem com naturalidade e sentirem-se seguras ao fazer uma apresentação em público.
Ficou interessando em aprender mais sobre PNL? Então não deixe de conhecer o curso Practitioner em Programação Neurolinguística da Século XXI Conveniada FGV!
Traçar estratégias eficientes é a única maneira de superar as dificuldades geradas pela crise e manter a competitividade da empresa.
A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento.