Blog

publicado em
16/04/2020
atualizado em
16/04/2020
às 15:17
por:
Século XXI
Tag's:
Gestão de pessoas, liderança,

Por que todo líder deve entender de gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma das grandes responsabilidades de um líder. Além de ter que lidar com o gerenciamento de diversas tarefas, projetos e responsabilidades, os profissionais que ocupam cargos de liderança também precisam cuidar das suas equipes.

Para isso, é importante conhecer e ter clareza sobre as principais funções do líder quando se trata de gestão de pessoas.

Está querendo saber mais sobre o assunto? Continue lendo para entender por que esse tipo de conhecimento é tão significativo para conseguir bons resultados.

Os colaboradores são os bens mais valiosos da empresa

Antes de tudo, a gestão de pessoas é tão importante por um simples motivo: o maior capital de qualquer empresa são os colaboradores que fazem parte dela. Afinal, mesmo com a melhor estratégia do mundo, nenhum negócio é capaz de ir para frente sem o comprometimento de bons profissionais para colocá-la em prática.

Diante disso, fazer uma gestão adequada dos profissionais é fundamental. Embora hoje isso até pareça mais óbvio, nem sempre foi assim. Essa maior preocupação com os colaboradores é algo relativamente recente no mundo corporativo. Mas, mesmo assim, muitas empresas ainda não despertaram para a questão.

Quando a liderança compreende que, mesmo com o avanço da tecnologia, nada é capaz de substituir o trabalho das pessoas, o cenário é outro. As empresas precisam abrir os olhos para a importância da gestão de pessoas e para o quanto ela ajuda a reduzir a rotatividade, garantir a produtividade e a satisfação do seu capital mais precioso.

Gestão de pessoas não é responsabilidade do RH?

Nenhum líder pode cair nesse mito. Apesar de o foco dos recursos humanos ser as pessoas, o departamento não é o único responsável por elas. Isso porque todos os líderes também têm a obrigação de cuidar dos seus colaboradores.

Portanto, seja qual for a área, todo gestor deve atuar como gestor de pessoas. Afinal, eles costumam ser as principais referências dos colaboradores dentro das empresas e estão diariamente em contato com os liderados.

Sendo assim, se a equipe está desengajada ou desmotivada, não vale jogar a culpa em cima do RH. É claro que ele pode ajudar a lidar com as dificuldades, mas o trabalho do departamento está voltado para a organização como um todo. Ou seja, as particularidades cotidianas precisam ficar a cargo do gestor.

Entender de gestão de pessoas é dever de todo líder

Alguns aspectos deixam mais clara a importância dos conhecimentos sobre gestão de pessoas para o sucesso do negócio e para a satisfação dos funcionários. Veja quais são eles:

Relacionamento mais próximo

Um bom líder não é aquele que apenas dá ordens, mas que se preocupa em criar um relacionamento de proximidade e de confiança com os membros da sua equipe. E como a convivência é frequente, os laços costumam ser estreitos.

Com isso, as ações relacionadas à gestão de pessoas podem ser mais eficientes quando vindas diretamente dos gestores. Mesmo que o RH desenvolva programas de retenção e engajamento, por exemplo, os líderes precisam reforçar esse trabalho junto aos colaboradores.

Desenvolvimento profissional

Fique sabendo que um líder pode tanto contribuir quanto prejudicar o desenvolvimento profissional de seus liderados. Isso vai depender do tipo de interação estabelecida e, sobretudo, dos feedbacks constantes. É por meio deles que os colaboradores podem acompanhar o próprio desempenho.

Quando os feedbacks são feitos de maneira adequada, ou seja, reconhecendo as conquistas e apontando os erros de maneira produtiva, todos têm a ganhar. Além de ficarem mais motivados pelos bons resultados, os colaboradores contam com a ajuda do líder para trabalhar os pontos fracos.

Clima da equipe

Para que os funcionários consigam focar no trabalho, é importante que o clima da equipe seja agradável. Ambientes onde as fofocas, a competitividade exacerbada e os conflitos predominam são muito prejudiciais ao desempenho de todos. Em vez de se concentrarem nas tarefas, os colaboradores acabam perdendo energia com assuntos irrelevantes.

Por isso, estar atento ao clima e trabalhar a gestão de conflitos também faz parte das atribuições de um líder. Vale a pena buscar iniciativas de integração, por exemplo, para reforçar o sentimento de coletividade entre os colaboradores. E, caso perceba algum problema, é preciso tomar uma atitude o quanto antes para que ele não vire uma bola de neve.

Motivação

A motivação é outro aspecto intimamente ligado à gestão de pessoas. Aqui, o líder tem um papel fundamental. Isso porque algumas atitudes podem contribuir para deixar os colaboradores mais motivados. Mostrar confiança na equipe, por exemplo, é uma delas. Além disso, ser flexível e aberto ao diálogo também são atitudes que aumentam a motivação.

Basta pensar em relatos de experiências profissionais negativas. Você provavelmente já ouviu o caso de alguém que não queria nem levantar da cama para ir trabalhar por conta de um chefe muito rígido e que não confiava no trabalho de ninguém. Se você é um líder na sua empresa, não deixe que isso aconteça.

Treinamentos

As empresas que se importam com o desenvolvimento intelectual do seu capital humano investem em treinamentos frequentes. Quanto mais qualificados forem os colaboradores, melhores serão os resultados gerados por eles. Por isso, vale a pena investir em cursos, palestras, workshops, entre outras atividades.

Mas, para saber em qual tipo de conhecimento investir, a observação dos líderes é muito importante. Por estarem em contato com as entregas, dificuldades e desafios diários, eles podem reconhecer mais facilmente quais são as deficiências dos colaboradores ou quais habilidades podem ser potencializadas.

Plano de carreira

De nada adianta a empresa dizer que oferece plano de carreira sem que os gestores façam o acompanhamento de perto com cada colaborador. Em primeiro lugar, o líder deve deixar claro quais passos devem ser dados, quais são as expectativas e quais requisitos o profissional deve cumprir para crescer na empresa.

Além disso, o gestor também deve conhecer os objetivos dos colaboradores e oferecer os recursos que eles precisam para atingi-los. Dessa forma, eles se sentem mais satisfeitos, valorizados e motivados para dar o melhor de si e chegar cada vez mais longe, contribuindo para o crescimento do negócio.

O que acha de receber outros conteúdos úteis sobre gestão de pessoas? Então assine agora a newsletter da Século XXI, conveniada da FGV, e fique por dentro dos temas mais relevantes para os gestores!

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

13
mar
Mulher negra anota em post it em uma parede cheia de post its organizados segundo o kanban.

Transforme sua Gestão com Kanban: Práticas Infalíveis

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870