Independentemente de uma pessoa ter o espírito de liderança, ter “nascido” líder ou não, a capacidade de liderança é uma competência que pode e deve ser desenvolvida, seja você um líder em uma empresa ou um empreendedor de seu próprio negócio.
Frente a um mercado profissional cada vez mais competitivo, desenvolver e aprimorar competências e habilidades de liderança é fundamental para quem quer se destacar nele. Com um plano de educação corporativa bem estruturado é possível se tornar um líder cada vez melhor, desenvolver equipes cada vez melhores, e assim, atender às demandas deste mercado.
Mas quais são as habilidades necessárias para ser este líder que o mercado procura? Veja a seguir algumas delas.
Um bom líder é aquele que está sempre atento às mudanças e às necessidades da empresa na qual atua, principalmente de sua equipe. Desenvolver, conduzir, orientar, inspirar e motivar pessoas não é algo simples, mas é o que faz com que todos sejam cada vez mais engajados e produtivos.
Líderes de sucesso sabem que fazem parte da equipe e que são responsáveis pelos resultados dela e da empresa como um todo. Por isso, ele está em constante desenvolvimento e procura melhorar cada vez mais sua capacidade de liderança, o que permitirá que os projetos, metas e objetivos de uma empresa sejam alcançados.
Ele também sabe que fazer gestão de pessoas é garantir que sua equipe esteja também em constante evolução e preparada para novos desafios. Por isso, preparamos 6 dicas de habilidades de liderança que você precisa desenvolver.
São muitas as habilidades e competências que um bom líder precisa ter. Geralmente, estas habilidades e competências se complementam, fazendo com que uma fortaleça a outra e juntas produzam os resultados que a empresa espera. Entre elas, escolhemos seis que consideramos essenciais a um líder de sucesso.
Este é um dos principais diferenciais dos grandes líderes. O líder que possui esta habilidade consegue se comunicar adequadamente com sua equipe e com outros gestores e profissionais da empresa de forma madura, clara, empática e respeitosa.
Ele sabe conduzir seu time através das ferramentas certas e de um processo de comunicação que garante que ele estará bem orientado e alinhado às necessidades do negócio.
Por isso, além de ser um bom orador, ele ouve sua equipe e está sempre aberto a diálogos cada vez mais construtivos. Ele aceita sugestões, opiniões e ideias e busca implementá-las quando estas atenderem as necessidades da empresa.
O um bom líder vê na prática do feedback uma ação necessária e uma ferramenta de comunicação interna que, quando utilizada corretamente, promove crescimento para si mesmo e para a equipe.
Por isso, ele sabe dar e receber feedbacks adequadamente e se posiciona profissionalmente frente a eles, às situações do dia a dia e a todas as oportunidades e benefícios que ele traz.
Uma equipe desmotivada não produz dentro de sua capacidade real. Por isso, saber motivá-la, fornecendo a ela as condições para que isso aconteça, é uma das habilidades indispensáveis a quem busca desenvolver sua capacidade de liderança.
Um grande líder motiva sua equipe quando divide conquistas e assume erros, ou seja, caminha ao lado dela. Ele é capaz de reconhecer os esforços e méritos de cada um e fornece ajuda e suporte quando erros são cometidos. Ele não busca culpados; aponta soluções.
Além disso, ele saberá contornar cada problema, mantendo sua equipe sempre motivada, buscando juntos uma solução para cada situação, o que trará crescimento para si mesmo e para toda a equipe.
O líder é quem orienta a equipe quanto aos objetivos da empresa e o que precisa ser feito para alcançá-los. Por isso, ele deve ser capaz de tomar decisões e traçar estratégias junto a ela, como por exemplo, definir prioridades.
Ele precisa analisar quais atividades são mais complexas em relação à execução e tempo de execução e informar e orientar a equipe sobre isso. Por isso, precisa realizar reuniões periódicas com seu time, ouvir suas percepções, sugestões e dificuldades.
Ele deve fazer alinhamentos objetivos e claros, e construir junto a eles um cronograma de trabalho, com tarefas e prazos bem definidos para metas de curto, médio e longo prazos. E deve também ser capaz de fazer mudanças sempre que necessário, ou seja, estar atento a agir estrategicamente ao longo de todo o projeto.
Um líder que possui uma boa capacidade de liderança, espera uma postura proativa de sua equipe. Por isso, ele acredita nela e delega decisões e funções. Esta descentralização, faz com o que o time confie mais nele e esteja sempre motivado, pois todos sentem que são parte ativa na conquista dos resultados e que seu trabalho tem valor.
No entanto, apesar de dar autonomia ao time, ele está sempre disponível para esclarecer dúvidas e ajudar no que for necessário. Ele também está ciente de que as responsabilidades sobre os erros cometidos e riscos são dele e, portanto, os assume.
Quem tem capacidade de liderança está sempre informado sobre tudo que envolve o negócio, tanto interna como externamente. Por isso, o líder inovador está sempre bem informado e conectado a todas as mudanças.
Ele está alinhado aos processos internos da empresa e também ao mercado e à sua evolução constante. Procura se informar, por exemplo, sobre como os consumidores ligados ao negócio estão se comportando, como isto impacta no trabalho de sua equipe e como pode criar estratégias inovadoras que diminuam os impactos negativos.
O líder inovador está constantemente em busca de novos conhecimentos.
Um bom líder está sempre em desenvolvimento. Ele aprende novas ferramentas, tecnologias e define novas metas e competências a serem desenvolvidas a fim de melhorar sua capacidade de liderança.
E ele faz o mesmo por sua equipe, dando a ela a oportunidade de se desenvolver através de programas de educação corporativa alinhados às suas necessidades, como por exemplo, seus planos de carreira. Seja individual ou coletivamente, ele busca por soluções de treinamento e desenvolvimento específicos para seu time, pois sabe a importância deste investimento.
Um profissional com capacidade de liderança é, principalmente, um líder desenvolvedor. Por isso, é necessário estar atento às melhores oportunidades de desenvolvimento para si mesmo e para sua equipe.
Nós, da Século XXI, podemos te auxiliar na criação de um projeto de treinamento corporativo para seu time, com a solução, presencial ou online, mais vantajosa para ele.
Faça o download do nosso “Guia de Educação Corporativa” e conheça mais sobre a importância de investir em programas de treinamento e desenvolvimento para que a empresa alcance os melhores resultados.
Desvende o poder da liderança ética em projetos: fortaleça equipes, tome decisões responsáveis e cultive uma cultura organizacional positiva.