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publicado em
29/02/2020
atualizado em
29/02/2020
às 16:43
por:
Século XXI
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liderança,

Checklist: 12 características dos líderes de sucesso

Quem ocupa um cargo de gestão deve conhecer mais detalhadamente o perfil dos líderes de sucesso. Isso é essencial para se preparar melhor para os desafios que virão.

Afinal de contas, ninguém nasce pronto para ser um líder. Assim como em outros cargos, os profissionais desenvolvem as características necessárias ao longo do tempo, a partir das experiências.

Mas nada como estar um passo à frente! Continue lendo para ficar por dentro das principais competências que você deve ter para ser um ótimo líder.

12 características dos líderes de sucesso

Veja a seguir a lista com as principais características que os líderes bem-sucedidos têm em comum:

1. Ser o exemplo

Conhece a expressão “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? É o tipo de coisa que jamais deve ser dita por um líder. Afinal de contas, palavras vazias não valem de nada. Elas devem vir acompanhadas de ações.

Para que os seus colaboradores tenham as atitudes que você espera deles, você deve ser o principal exemplo. As características dos líderes de sucesso servem de inspiração para os demais profissionais.

2. Saber ouvir

Mostrar-se disponível para conversar com a equipe não significa, necessariamente, que um líder sabe ouvir. O esforço para compreender o que está sendo dito por um colaborador é um diferencial dos líderes de sucesso.

Em reuniões, por exemplo, é comum que algumas pessoas não sejam levadas a sério. No entanto, o que elas têm a dizer pode fazer toda a diferença. Mesmo que uma ideia não possa ser executada, ela pode impulsionar outras. Sendo assim, nunca deixe de ouvir o que um profissional tem a dizer.

3. Dar feedback

Os feedbacks são recursos fundamentais para aumentar a produtividade e a satisfação das equipes. Quando os profissionais sabem quais foram os acertos, as falhas e quais pontos devem ser melhorados, eles encontram um norte para o próprio desenvolvimento.

Ainda, é importante que as reuniões de feedback sejam constantes. É por meio delas que os líderes de sucesso garantem que o trabalho esteja alinhado com as estratégias de negócio da empresa.

4. Assumir as responsabilidades

Estando numa posição de liderança, você deve assumir as responsabilidades, inclusive em defesa dos seus funcionários. Quando algo dá errado ou não sai como o esperado, os líderes de sucesso jamais culpam quem está abaixo deles.

Assim como ganham reconhecimento com os resultados positivos, eles também devem ser responsabilizados pelos resultados negativos. Quem está à frente deve desviar o barco dos obstáculos e proteger sua tripulação.

5. Saber tomar decisões

Esta é uma das características mais mencionadas quando se trata de cargos de gestão. E não é à toa! Saber tomar as decisões certas, no momento certo, é o que diferencia os líderes de sucesso dos demais.

Eles não costumam ter medo de decidir entre um caminho ou outro, pois as escolhas estão sempre bem fundamentadas. Isso graças à visão de negócios que possuem e o potencial de encontrar novos desafios.

6. Reconhecer os méritos

Quando um funcionário da sua empresa apresenta resultados positivos ou um desempenho acima da média, ele tem seu trabalho reconhecido? Fique sabendo que é isso o que fazem os líderes de sucesso.

É preciso dar o devido valor aos envolvidos que demonstram comprometimento, determinação e proatividade. Além de colaborar para a retenção de talentos, os profissionais se sentem mais motivados para dar o melhor.

7. Ter humildade

Se a hierarquia existe, é claro que ela deve ser respeitada. Porém, isso não é motivo para quem está nos cargos mais altos achar que é superior. Até porque mesmo os profissionais mais bem-sucedidos correm o risco de errar.

Sendo assim, a humildade é importante para os líderes de sucesso, pois ninguém deve se achar melhor do que ninguém. A liderança deve ter empatia e sensibilidade para fazer um bom trabalho em conjunto.

8. Saber pedir ajuda

Há quem pense que pedir ajuda é um ato de fraqueza. Mas saiba que um dos diferenciais dos líderes de sucesso é exatamente esse. Contrário ao pensamento de alguns, pedir ajuda é uma demonstração de humanidade.

Isso porque todo mundo tem suas vulnerabilidades e precisa de uma força em determinados momentos. Quem assume que precisa de ajuda tem mais oportunidades de se desenvolver enquanto profissional.

9. Conseguir motivar o time

Manter os colaboradores motivados é um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma das maiores habilidades dos líderes de sucesso. Para isso, é preciso haver uma conexão entre todos os membros da equipe.

Ações que busquem aumentar a motivação são sempre bem-vindas. Entretanto, elas servem como um apoio, pois um relacionamento positivo entre a liderança e os liderados é o fator primordial.

10. Confiar em si e na equipe

A base do trabalho em equipe está na confiança. Sem ela é difícil haver sintonia entre os membros do time, o que compromete os resultados apresentados. E isso vai depender da postura adotada pelo líder.

Os líderes de sucesso mostram para os colaboradores que todos estão juntos, prontos para ajudar um ao outro a alcançar os objetivos traçados. Ao mesmo tempo, são autoconfiantes o suficiente para não deixar que nada abale a equipe.

11. Reconhecer as limitações

Isso vale tanto para os líderes quanto para os colaboradores. Nenhum profissional é uma máquina e, portanto, todos possuem suas próprias limitações. Isso não faz alguém ser pior, mas trata-se de uma característica humana.

Diante disso, o bom líder deve saber respeitar os limites de cada um, inclusive os próprios. Assim, fica mais fácil reconhecer o que os profissionais são capazes de fazer e não trabalhar em cima de falsas expectativas.

12. Estar em constante evolução

Para que uma equipe continue se desenvolvendo, o líder precisa fazer o mesmo. Apesar de já ocupar um cargo alto, investir em qualificação nunca é demais. É isso o que faz os líderes de sucesso estarem em constante evolução.

Eles participam com frequência de workshops, palestras e cursos para se manter em dia com as novidades da área e do mercado. Além disso, conseguem separar um tempo para fazer leituras relevantes para a vida profissional.

Com quais dessas características você se identifica? Navegue pelo blog para ler mais conteúdos sobre gestão de pessoas!

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