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publicado em
06/07/2021
atualizado em
06/07/2021
às 18:19
por:
Século XXI
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desenvolvimento de carreira

Desenvolvimento de carreira: você sabe como crescer na sua?

O profissional deve ser o dono do seu desenvolvimento de carreira. Você concorda? 

Ele precisa aprofundar habilidades, desenvolver novas competências, galgar novas oportunidades, descobrir onde performa melhor e como ser competitivo nas organizações e no mercado.

Investir em conhecimentos técnicos e de autoconhecimento são apenas alguns dos caminhos para crescer como profissional.

Se isso parece difícil para você, leia este artigo. Nele, trazemos informações e dicas para desenvolvimento profissional e progredir na carreira dos sonhos.

O que é desenvolvimento de carreira?

Antes de tudo, desenvolvimento de carreira é um plano estratégico e a longo prazo, em que devem ser estipuladas as metas e os objetivos profissionais. 

De olho nisso, podem ser definidas as ações para alcançá-los, incluindo competências e habilidades a serem desenvolvidas, assim como os conhecimentos a serem adquiridos. Você também pode destacar quais pontos precisam ser melhorados. 

Esse plano pode ser a médio e longo prazo, objetivando um cargo, mudança de profissão ou uma nova função na empresa em que você atua. 

Ao colocar esse plano em prática, é possível que apareçam novos desafios e insights, modificando o objetivo principal. Por isso, é importante destacar que desenvolver-se profissionalmente é evoluir, encontrar oportunidades, mas nunca estagnar.

Logo, se houver necessidade de mudanças de planos profissionais, vá em frente!

Como ter um plano de desenvolvimento de carreira?

É simples: do início! 

Vamos supor que você deseja ser um executivo de sucesso! O primeiro passo é investir em uma formação na área de administração, gestão ou negócios. Caso já seja graduado, pense em cursos de especialização, como um MBA ou pós-graduação para dar mais robustez ao seu currículo. 

Investir em um segundo idioma não é mais diferencial em algumas carreiras. Mas, continua sendo obrigatório para concorrer a alguns cargos de maior destaque. Principalmente para cargos em multinacionais, intercâmbios profissionais ou para concorrer a uma vaga fora do país.

Mas ter um plano de desenvolvimento de carreira pode ir além. Então, não espere até que as oportunidades apareçam. Aprimore-se e crie essas oportunidades com as nossas dicas a seguir!

1 – Defina os objetivos e objetivos

O primeiro passo para criar um plano de desenvolvimento de carreira é listar qual objetivo você deseja alcançar: mudar de função, de cargo, de profissão, de empresa.

Uma forma simples de estabelecer esses objetivos é desenhar passo a passo para o objetivo final, como se fosse um caminho para chegar até o destino final. Mas lembre-se que os objetivos e metas precisam ser realistas para que seja possível alcançá-los. 

Outro ponto importante: objetivo é o que você almeja alcançar, enquanto as metas são conquistas no meio do caminho. Por exemplo: se seu objetivo é conquistar um cargo de executivo, uma das metas iniciais precisa ser concluir uma formação executiva.

2 – Estabeleça tempo para alcançar as metas

Determine o prazo para que suas atividades sejam realizadas e metas alcançadas. Dessa forma, você terá maior controle sobre todo o plano estratégico. Por exemplo, se você quer se especializar no inglês, coloque um tempo de dedicação ao estudo diária ou semanalmente. 

3 – Identifique as competências e habilidades profissionais

Quais habilidades você precisa ter para ser o profissional que você sonha? Ou quais as competências necessárias para conquistar uma vaga de trabalho? Pesquise nos job description de vagas, faça benchmarking de perfis no Linkedin, troque ideia com profissionais que alcançaram o que você almeja. 

Nessa etapa você precisa identificar quais são essas competências e visualizar o que precisa fazer para desenvolvê-las. Sugestões: cursos de curta duração, treinamentos, formação, especialização ou idioma, por exemplo. 

As habilidades e competências não se limitam à formação acadêmica e executiva. Para ser um bom líder, por exemplo, é preciso ter boa comunicação e relacionamento interpessoal. Fazer cursos de oratória ou participar de dinâmicas para perder a timidez e conseguir ter um melhor relacionamento com os colegas de trabalho também conta na estratégia de crescimento profissional.

4 – Crie estratégias

Seu objetivo é conquistar um estágio ou uma vaga de emprego em uma determinada empresa? Participe de workshops e palestras oferecidas pela organização, faça um currículo customizado com a cultura organizacional, siga a empresa no LinkedIn e fique alerta para as vagas abertas é uma forma de estratégia.

Investir em rede de contatos, trabalho voluntário, um portfólio robusto, projetos e iniciativas inovadoras também complementam sua estratégia de desenvolvimento de carreira. Não esqueça de colocar junto às metas e objetivos.

5 – Cursos e formação

Já citamos anteriormente a importância de investir em conhecimento e formação, mas escolher instituições conceituadas e reconhecidas é diferencial. A Século XXI, por exemplo,  oferece os mesmos cursos MBA e qualidade da FGV. Ainda é possível escolher em qual formato cursar: presencial, on-line ou live, encaixando no cronograma e na rotina do profissional.

DICA BÔNUS: Livros para desenvolvimento profissional

A leitura é uma ótima forma de aperfeiçoar conhecimentos, aprofundar em alguma área de estudo, desenvolver competências e aprender com profissionais que são referências. 

Listamos algumas dicas de livro para inspirar o desenvolvimento de carreira:

Livro A arte de fazer acontecer

1. A arte de fazer acontecer (David Allen): o autor aborda o método GTD (Getting Things Done), que propõe 5 etapas para gerenciar tarefas de forma mais eficiente, aumentando a produtividade e entrega de resultados.

Livro O Poder do Hábito

2. O poder do hábito (Charles Duhigg): o livro descreve como o hábito é formado e como ele determina a maneira como vivemos, além de saber como mudá-los adaptando ou criando novos para melhorar a qualidade de vida.

 

Livro Inteligência Emocional

3. Inteligência emocional (Daniel Goleman): a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. O livro reúne inúmeros insights e dados sobre inteligência emocional e como isso contribui para que uma pessoa seja bem sucedida.

Livro Agilidade Emocional

4. Agilidade emocional (Susan David): a autora apresenta o conceito de

agilidade emocional, como encarar transformações em mundo cada vez mais ágil e compreender emoções para ser bem sucedido.

Agora que você já conhece a importância e o passo a passo para desenvolvimento de carreira, baixe o Checklist 5 dicas para alcançar resultados na empresa, mesmo em momentos de crises.

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