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publicado em
09/03/2023
atualizado em
09/03/2023
às 16:31
por:
Mariana Oliveira
Tag's:
gestão de negócios

Gestão de negócios: guia para estratégias inteligentes

A gestão de negócios contribui para a empresa ter sucesso no mercado. Uma boa gestão faz com que a organização seja lucrativa, competitiva, eficiente e eficaz.

Ela faz parte de uma estratégia empresarial inteligente e traz diversos benefícios para a empresa, aos líderes e colaboradores.

Nesse artigo elaboramos um guia para estratégias inteligentes para uma eficiente gestão de pequenas, médias e grandes empresas.

Continue a leitura.

O que é gestão de negócios?

Gestão de negócios são estratégias e práticas que visam o bom gerenciamento de uma empresa, para atingir os objetivos e maximizar os resultados esperados, garantindo o crescimento e sobrevivência da organização, mantendo-a bem-sucedida e competitiva no mercado.

Ao ter uma gestão de negócios eficiente, sua empresa pode obter os seguintes benefícios:

  • Aumento da eficiência operacional;
  • Maximização dos resultados financeiros;
  • Aumento da competitividade;
  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Alcançar com mais facilidade os objetivos e metas da empresa.

Para que esses benefícios façam parte de sua rotina empresarial, uma gestão de negócios precisa seguir algumas orientações. Falaremos mais sobre isso a seguir.

como se tornar um lider empresarial

5 elementos fundamentais para uma gestão de negócios de sucesso

Para uma empresa ter uma gestão de negócios sólida e eficiente, são necessários diversos elementos que não podem faltar.

São eles: liderança forte, análise de dados da empresa, identificação dos objetivos empresariais, definição de metas, pesquisa de mercado e análise de feedback e métricas.

Liderança forte

Para uma empresa ter êxito na gestão de negócios é fundamental um gestor forte e preparado. Uma liderança abrange diversos aspectos como: assumir responsabilidades, motivar a equipe, tomar decisões e delegar funções.

Um líder de excelência apresenta habilidades como:

  • Boa comunicação;
  • Saber motivar a equipe;
  • Oferecer feedback aos colaboradores;
  • Reconhecer os méritos dos colaboradores;
  • Solucionar os problemas;
  • Ter criatividade;
  • Inspirar a equipe;
  • Ter proatividade.

E, claro que os conhecimentos técnicos também são importantes para a gestão de negócios, mas devido aos debates dos últimos anos sobre saúde mental no trabalho, há outra habilidade indispensável para um gestor: a gestão de emoções.

Esse tipo de gestão tem ganhado espaço no ambiente corporativo. Sendo assim, a saúde e o bem-estar dos colaboradores também é um fator que o gestor prioriza na gestão de negócios.

As emoções podem ter reflexos da produtividade da equipe, por isso o gestor deve estar atento a elas, procurando motivar a equipe e potencializando as qualidades e habilidades dos colaboradores.

Além disso, identificando possíveis dificuldades e falhas, buscando eliminá-las ou reduzi-las. Mas sempre se lembre que os colaboradores não são robôs e sim seres humanos sujeitos a erros e acertos.

Empatia e compreensão na dose certa é a chave do sucesso para um gestor.

Definição de metas e objetivos

As melhores práticas em gestão de negócios precisam que seus gestores reservem um tempo para estabelecimento de metas e objetivos para as empresas.

São as metas que direcionam a empresa para alcançar seus objetivos. Elas são o alvo que a empresa quer alcançar em um período predeterminado, podendo ser divididas em curto, médio e longo prazo.

Devem ser criadas estratégias inteligentes de gerenciamento para alcançar as metas estabelecidas.

Por exemplo, uma meta que precisa ser atingida a curto prazo pode ser passada para profissionais plenos e seniores, devido sua experiência e mais rapidez para cumprir as atividades.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado também é uma ferramenta essencial na gestão de negócios. A partir da coleta e análise de dados é possível fazer o planejar sua gestão.

Com a pesquisa de mercado os gestores poderão executar a tomada de decisões e fazer análises valiosas, como a SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), que em português significa: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Analisar o feedback dos clientes

Qualquer negócio tem como base seus clientes. Por isso, a empresa precisa conseguir entender as necessidades desses clientes, elaborando produtos e serviços que os atendam, garantindo a experiência positiva das negociações.

Mas como saber se a experiência do cliente está sendo um sucesso? Através das avaliações, o tão famoso feedback. Porém, é preciso saber usá-lo.

Feedbacks negativos, por exemplo, devem ser analisados para identificar possíveis falhas no processo de venda e pós-venda que estejam comprometendo a relação da sua empresa com seu cliente.

Já os feedbacks positivos podem ser usados por diferentes setores, como pela equipe de marketing, que pode usar nas redes sociais como prova social de seu produto ou serviço.

Análise de métricas

A análise de métricas serve para identificar o desempenho da gestão de negócios. É possível medir as receitas e despesas da empresa, o progresso e alcance dos objetivos e metas, bem como os resultados alcançados.

Além disso, a performance dos colaboradores e o índice de satisfação do cliente. Com isso é possível fazer a identificação e solução de problemas e a adaptação às mudanças do mercado. 

A análise de métricas faz parte das estratégias de negócios bem sucedidos.

Uma dica: o uso de ferramentas de orçamento para empresas são instrumentos essenciais para medir as métricas na gestão de negócios.

O conceito de Gestão 4.0 também pode ser utilizado para a análise de métricas.

Otimização de processos para empresas na Gestão de Negócios

A otimização de processos diz respeito às ações elaboradas para aperfeiçoar o desempenho da empresa.

A otimização de processos para empresas proporciona grandes vantagens a gestão de negócios, como:

  • Aumento da eficiência;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior lucratividade;
  • Evita prejuízos;
  • Melhora o desempenho;
  • Maximiza os resultados;
  • Otimiza o tempo;
  • Motiva os colaboradores.

Uma dica para essa otimização é adotar os processos automatizados para empresas. Com a ajuda da tecnologia, a automação no local de trabalho é possível e pode trazer os benefícios citados acima.

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Cursos, especializações, MBAs e pós-graduações relacionadas à Gestão de Negócios

Uma empresa bem posicionada no mercado precisa ter profissionais preparados e capacitados. O desenvolvimento de habilidades proporciona que os gestores desenvolvam suas atividades com mais qualidade, contribuindo com a empresa em sua totalidade.

Aqui na Século XXI temos diversos cursos, especializações, MBAs e pós-graduações relacionadas à Gestão de Negócios, como o MBA FGV em Gestão Empresarial. Neste curso, há um módulo de Gestão de Negócios em parceria com o Instituto Universitário de Lisboa.

Também oferecemos diversos cursos de pós-graduação voltados a quem quer se aprimorar em sua área de atuação.

Já para quem quer ser dono de seu próprio negócio ou almeja se preparar para desempenhar uma posição importante em empresas, temos o MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

E também temos módulos internacionais, através de parcerias com algumas das melhores universidades do mundo, como Harvard University, Universidade da Califórnia, University of Chicago, Universidade Chinesa de Hong Kong e Instituto Universitário de Lisboa.

Conclusão

Neste artigo, você pôde compreender mais sobre gestão de negócios, que definimos como estratégias e práticas que visam o bom gerenciamento de uma empresa, para atingir os objetivos e maximizar os resultados esperados.

Destacamos, ainda, os elementos fundamentais dessa gestão, que são:

  • Liderança forte;
  • Definição de metas e objetivos;
  • Pesquisa de mercado;
  • Analisar o feedback dos clientes;
  • Análise de métricas.

Agora que você já sabe a importância da gestão de negócios, descubra como ser um excelente líder empresarial com o nosso e-book “5 dicas de como ser um excelente líder empresarial”.

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