Saber reconhecer os pontos fracos de uma empresa é realmente uma atividade desafiadora. Mas é para isso que serve o gestor empresarial. Com qualificação, o profissional é capaz de entender os problemas das empresas e agir sobre eles, buscando pela gestão empresarial e eficácia das equipes.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em pesquisa recente, revelou uma estatística alarmante: a taxa de falência das empresas nos dois primeiros anos de vida é de cerca de 29% no Brasil. Isso demonstra a necessidade de entendermos mais sobre gestão empresarial. Confira!
A gestão empresarial é um processo baseado em planejamento e estratégia. O objetivo principal é melhorar o desempenho de um negócio. Ela envolve a implementação de ações destinadas a identificar problemas, prevenir falhas, corrigir erros e mensurar resultados.
A gestão empresarial também é considera uma abordagem abrangente que pode ser aplicada em todas as áreas de uma organização. Desde a simplificação de processos até o controle financeiro, a administração de recursos humanos e o desenvolvimento de planos estratégicos, a gestão financeira está inserida.
É importante destacar que a gestão empresarial não é necessariamente conduzida pelo proprietário do negócio. Muitas vezes, ela é realizada por gestores ou profissionais com conhecimento especializado adquirido por meio de estudos e prática. Por isso, se torna crucial investir em um MBA, por exemplo.
A gestão empresarial de um profissional se desenvolve com o tempo e a experiência, não sendo inata. Ela requer um profundo entendimento das operações da empresa e a capacidade de tomar decisões informadas para promover o crescimento e o sucesso do negócio.
Para compreender melhor a gestão empresarial, é essencial primeiro entender o papel do gestor. O gestor é o profissional encarregado de administrar e coordenar as atividades de uma equipe em um ambiente corporativo. Em um contexto de gestão empresarial, ele otimiza processos e atua como facilitador da equipe.
Suas responsabilidades incluem: delegação de tarefas, auxílio aos colaboradores, organização de cronogramas, definição de objetivos e metas. Além disso, o gestor empresarial também atua na comunicação eficaz entre os diversos subgrupos. Ele é, sem dúvida, peça-chave no fluxo de trabalho de uma empresa.
Sua função exige conhecimento de várias áreas de atuação. Por exemplo, em uma empresa de tecnologia, o gestor empresarial deve ter compreensão sólida não apenas da área tecnológica, mas de finanças, execução de processos, gestão de recursos humanos, atendimento ao cliente e aspectos legais.
Além das habilidades técnicas, um gestor empresarial de sucesso deve possuir algumas características essenciais. Entre elas, estão a inteligência de mercado para tomar decisões informadas, uma visão estratégica para planejar o futuro da empresa, habilidades de gestão de conflitos para resolver disputas internas.
Não podemos esquecer de uma comunicação eficaz para manter todos os membros da equipe alinhados com os objetivos da organização. Como se sabe, muitos problemas em uma empresa surgem da falta de comunicação entre funcionários e seus superiores.
A importância da gestão empresarial é inquestionável, e os dados apresentados destacam essa necessidade. Em 2015, por exemplo, o IBGE publicou que o Brasil fechou mais empresas do que abriu nos últimos dois anos. Os dados revelam a influência direta da gestão no destino das organizações.
O período também coincidiu com a crise econômica que atingiu o país, marcando um dos menores índices do PIB em 25 anos. Os números ressaltam a importância de uma gestão sólida. Mesmo em cenários econômicos adversos, o planejamento eficaz ajuda empresas a superar obstáculos e evitar o fechamento.
Em um ambiente de mercado competitivo, as empresas que adotam práticas de gestão empresarial garantem processos mais eficazes e, como resultado, alcançam melhores desempenhos. Uma empresa com diretrizes bem planejadas é mais ágil, assertiva e tem maior probabilidade de garantir um futuro promissor.
Cada um desses 6 tipos de gestão, a seguir, desempenha um papel fundamental na operação e no sucesso de uma empresa, e muitas vezes eles se interconectam para garantir uma gestão abrangente e eficaz. A escolha do tipo de gestão a ser aplicado depende do objetivo e da natureza específica de cada organização.
A formação de bons gestores empresariais é um dos pilares para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa. Gestores bem preparados têm o conhecimento e as habilidades necessárias para tomar decisões estratégicas, liderar equipes de forma eficaz e enfrentar os desafios em um ambiente de negócio.
Neste cenário, o MBA em Gestão Empresarial da FGV se destaca como uma opção de excelência para desenvolver líderes capacitados e preparados para os desafios do mundo corporativo.
Quer se tornar especialista em gestão empresarial? Então, agora é a hora de investir no seu futuro. Quanto mais conhecimento, maiores serão as oportunidades para o seu crescimento empresarial e profissional. Aproveite e confira os motivos para escolher o MBA em Gestão Empresarial da FGV.