Quando a graduação acaba alguns alunos por inexperiência e insegurança podem se acomodar ou até desistir de seus sonhos, entenda as opções de pós-graduação e faça planos para o futuro.
O que fazer depois de se formar na faculdade? É uma das perguntas mais frequentes entre os recém graduados de qualquer curso. É mais um momento de importante decisão para o universitário e muitos, por não saberem a diferença básica entre os cursos de Pós-graduação, podem se equivocar na escolha.
É verdade que se tem muitos caminhos a seguir e é por isso que o nosso primeiro conselho será para você se conhecer. Saiba exatamente o que você gosta de fazer e faz bem ou tem vontade de se aprimorar e invista nisso.
Para decidir o que fazer numa pós graduação você precisa entender a diferença entre especialização, MBA, Mestrado e Doutorado. Essas 4 modalidades de curso se dividem entre dois grupos: Lato Sensu e Stricto Sensu.
Lato Sensu é uma expressão latina que significa sentido amplo, ou seja, são os cursos de aprimoramento profissional, como as especializações e os MBAs, e são as melhores escolhas para as pessoas que querem construir uma trajetória sólida e rentável no mercado de trabalho dentro de uma empresa ou para começar o próprio negócio.
Fica fácil saber o que são os cursos de Stricto Sensu não é mesmo? A expressão também vem do latim e significa sentido restrito, e estão incluídos os cursos de Mestrado e Doutorado, que têm como principal foco a formação de professores e pesquisadores acadêmicos.
Ainda na dúvida para onde ir? Siga 3 dicas básicas:
Procure saber como é a rotina de estudo de cada curso, converse com pessoas que estão fazendo um mestrado ou um MBA e veja qual se adequa melhor a sua realidade.
Verifique as condições de entrada nestes cursos: provas de seleção, valores, exigência de conhecimento em língua estrangeira, carga horária e matriz curricular.
Aposte naquilo que você gosta, sabe fazer bem e defina metas claras para alcançar teus sonhos.
Normalmente cursos de MBA tem uma duração menor e carga horária mais flexível, se você trabalha o dia todo vai conseguir conciliar melhor as duas coisas, já os mestrados exigem uma rotina mais exclusiva e quase total para se dedicar ao estudo.
Um MBA ou Master in Business Administration, traduzindo para o português fica literalmente mestre em administração de negócios. É um tipo de curso lato sensu como dizemos acima e completamente voltado para a prática profissional e formação de executivos de alta performance nas áreas de gestão e negócios.
Se você pretende acelerar sua carreira executiva ou almeja um cargo de gerência em alguma empresa o MBA é a melhor escolha. Com um conjunto de vantagens que são indispensáveis para uma vida profissional de sucesso.
É um conjunto de ferramentas que permite ampliar a percepção de riscos e oportunidades na empresa que o aluno atua e se tem um retorno rápido e prático. No final de um MBA você está apto para tomar decisões e realizar negociações de forma mais segura e assertiva.
Gostou deste artigo? Compartilhe e se tem alguma dúvida ou se quiser acrescentar algo deixe nos comentários. Aproveite para curtir nossa fanpage!
Traçar estratégias eficientes é a única maneira de superar as dificuldades geradas pela crise e manter a competitividade da empresa.
A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento.