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publicado em
30/10/2019
atualizado em
30/10/2019
às 10:28
por:
Século XXI
Tag's:
Gestão de pessoas, rh, ROI,

ROI em gestão de pessoas: como ele pode ajudar sua empresa

Você conhece o conceito de ROI em gestão de pessoas? Sabe como ele pode colaborar para uma gestão mais estratégica e eficiente do RH? É isso o que você vai descobrir aqui!

Todos as áreas de uma empresa demandam investimentos, inclusive a de gestão de pessoas. No entanto, como saber se os investimentos estão gerando os resultados esperados? É exatamente para isso que o ROI em gestão de pessoas existe.

Confira o conteúdo abaixo para entender melhor como esse indicador funciona, quais são os benefícios e todos os detalhes que você precisa saber!

Entenda o conceito de ROI em gestão de pessoas

O ROI (Return On Investment), em português Retorno Sobre Investimento, é um indicador-chave de desempenho usado para medir o retorno que a empresa obteve com cada investimento.

Por isso, o ROI é bastante usado no mundo corporativo, pois se mostra como uma maneira eficiente de avaliação. Com base em dados sólidos, o gestor verifica se deve manter, reformular e encerrar um projeto. Em resumo, ele mostra se vale a pena ou não colocar dinheiro em certas iniciativas, ações, projetos, etc.

E o ROI em gestão de pessoas? Quando aplicado ao RH, o uso desse indicador tem um papel sobretudo estratégico. Isso porque ele fornece bases consistentes para acompanhar os resultados das equipes e propor melhorias contínuas.

O quanto cada colaborador contribuiu para os resultados financeiros da empresa é o que o ROI em gestão de pessoas costuma mostrar. A diferença é que, nesse caso, o cálculo precisa considerar inúmeras variáveis para, por exemplo, verificar se um funcionário contratado está gerando o resultado que se espera dele.

Mudança de visão sobre os recursos humanos

De nada adianta aplicar o ROI em gestão de pessoas na empresa sem que haja uma mudança de olhar por parte da liderança. É preciso deixar de lado a visão tradicional do RH de uma vez por todas. Isso porque o uso desse indicador deve estar ligado à ideia de desenvolvimento de pessoas.

Dessa forma, o mais recomendado é que a empresa já tenha otimizado os processos burocráticos de RH, ou seja, as tarefas repetitivas. Assim, o gestor tem tempo para se dedicar ao que realmente interessa: os colaboradores.

Além disso, mesmo quando se trata de pessoas, é fundamental que a gestão seja baseada em resultados. Até porque um dos maiores propósitos do ROI em gestão de pessoas é gerar valor para o negócio da empresa.

É essa visão da gestão embasada na geração de valor que permite a obtenção de um ROI significativo a partir dos investimentos feitos em recrutamento, liderança, programas de capacitação, treinamentos, entre outras ações. Com isso, fica mais fácil descobrir quais delas merecem investimentos maiores.

É preciso contar com as métricas

Basicamente, o ROI é calculado a partir da relação entre o valor do investimento inicial e o retorno obtido. Embora o que se espera é que o retorno seja o maior possível, fique sabendo também que não existe um ROI ideal. Tudo vai depender da política da empresa, sem contar que cada investimento tem suas particularidades.

O que você deve sempre ter em mente é que a gestão de pessoas produz impactos financeiros para o negócio. Sendo assim, o uso de métricas faz toda a diferença na hora de analisar o custo-benefício das ações. É uma maneira eficiente de mensurar o desempenho dos colaboradores antes e depois da adoção de diferentes iniciativas.

Conheça os principais benefícios do ROI em gestão de pessoas

1. Gestão mais estratégica

Ao contar com informações precisas na hora de medir os resultados, a empresa se torna capaz de fazer uma gestão estratégica do negócio. Quando as métricas estão presentes, não há espaço para palpites, achismos e opiniões sem fundamento.

2. Aumento da rentabilidade

Se o ROI em gestão de pessoas tem o objetivo de mensurar o retorno sobre investimentos, isso significa que esse indicador faz a empresa ser mais rentável. Isso porque os recursos financeiros disponíveis podem ser direcionados para o que é, de fato, mais importante.

3. Redução de custos

Este costuma ser um dos maiores desafios das empresas nos dias de hoje. É por isso mesmo que a redução de custos está entre as principais vantagens do ROI em gestão de pessoas. Ao acompanhar os resultados dos investimentos, fica mais fácil saber quais gastos são desnecessários.

4. Parceria com o financeiro

Tratando-se de investimento, nada melhor do que ter um bom relacionamento com o departamento financeiro. Quando os gestores adotam maneiras de mensurar os resultados de investimentos feitos em RH, a sinergia entre os setores tende a aumentar.

5. Maior engajamento das equipes

Os funcionários também são impactados pela adoção do ROI em gestão de pessoas. Isso porque eles conseguem visualizar os resultados do trabalho realizado e buscar resultados melhores a partir de informações reais.

Não deixe de considerar outros aspectos

Até aqui, o olhar esteve voltado para os resultados financeiros dos investimentos feitos em gestão de pessoas. Entretanto, vale a pena ressaltar a importância de considerar outros aspectos também na hora de avaliar os frutos colhidos pela equipe.

O investimento feito na implementação de um novo recurso tecnológico, por exemplo, pode gerar resultados indiretos. Ao eliminar certos tipos de tarefas ou otimizar processos, as equipes se tornam mais produtivas e até mesmo mais motivadas por poderem exercer outras funções.

Ainda, no caso de treinamentos realizados para aumentar a confiança dos colaboradores para que eles tenham mais autonomia, o gestor também colhe os frutos. Mais do que gerar resultados melhores, iniciativas do tipo permitem aos gestores dedicar esforços a tarefas mais estratégicas.

Com isso, a ideia é mostrar que o ROI em gestão de pessoas não é a única ferramenta útil para mensuração de resultados. Ele deve ser encarado como um recurso de apoio ao departamento de RH, sempre alinhado ao financeiro e ao plano de negócios da empresa.

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