Os treinamentos incentivados pelas empresas e oferecidos aos seus colaboradores são uma forma de melhorar as habilidades dos funcionários, ajudar na interação entre eles e, coletivamente, cooperar para o sucesso da companhia, que depende sempre de um bom trabalho em equipe. As tendências de treinamento corporativo, entretanto, mudam constantemente e cada dia mais há melhores formas de ensinar e transmitir conhecimento.
Para ajudar os gestores e donos de empresas a ficarem atualizados sobre os modelos de treinamento in company, criamos esta lista com as tendências. Continue a leitura e confira no que vale a pena investir para seus funcionários!
Em treinamentos presenciais, a tecnologia faz a vez de facilitadora junto ao ministrante do curso ou da palestra. Por vezes, a tecnologia usada é bastante básica e fácil de adaptar, como um computador conectado à internet – ou não, e um projetor.
A depender da ementa ou da didática do treinamento, a tecnologia pode ser mais robusta, até com realidade virtual. Mas não é necessário ir tão longe para fazer uso da tecnologia no aprendizado do colaborador.
Usar a tecnologia para intermediar o treinamento gera dinamismo, uma vez que o palestrante pode usar formatos multimídia em sua apresentação, como vídeos, áudios, quizzes e gamificação. A tecnologia também é importante para ilustrar o discurso do palestrante e melhorar a absorção do conhecimento pelo treinando.
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Colocar o colaborador como o centro do aprendizado pode fazer com que ele se interesse mais pelo conteúdo do treinamento.
Por isso, a importância do treinamento corporativo personalizado. Ao atingir desafios específicos de um funcionário, a empresa faz com que ele se identifique melhor com a situação e trabalhe com mais empenho e conhecimento em sua resolução.
O ensino remoto já não é novidade para quem quer aprender constantemente e busca praticidade e rapidez para consumir o conteúdo. É muito comum não ter tempo, por exemplo, para ir até o local de um curso e sentar na cadeira por horas para aprender.
A educação a distância chegou para facilitar o aprendizado e com seus colaboradores ela pode ser muito útil. Disponibilizar vídeos, palestras e materiais educativos e institucionais para que ele possa acessar quando puder tiver um tempo de qualidade para aproveitamento máximo daquele conteúdo.
Por isso, é muito importante que os materiais sejam compatíveis com os mais variados formatos digitais, com arquivos feitos para computador, adaptados para smartphones e tablets também.
A gamificação é uma maneira mais lúdica de trazer o colaborador para dentro do mundo da empresa. Ela usa jogos e elementos recreativos para imergir o funcionário no cotidiano corporativo.
Na gamificação, é possível promover gincanas entre os funcionários, competições e desafios mensais oferecendo prêmios como viagens, brindes e outros mimos para o vencedor.
Além de muito divertido, a técnica da gamificação deixa o ambiente corporativo mais leve, estimula o trabalho em equipe e incentiva o engajamento dos colaboradores em outras áreas que não sejam as suas de atuação.
O microlearning é uma modalidade que acompanha o dia a dia corrido que faz com que as pessoas tenham pouco tempo para se dedicar aos estudos. Os conteúdos aprendidos por essa técnica são divididos em pequenas pílulas de conteúdo, que podem ser absorvidos rápido e em pouco tempo.
Dessa forma, é oferecido ao colaborador uma maneira de aprender sem precisar ficar horas em frente ao computador, proporcionando flexibilidade e personalização do aprendizado, já que ele pode ter acesso a aulas e materiais como e onde quiser e tiver tempo.
E ao contrário do que muitas pessoas pensam, a técnica do microlearning pode ser muito eficaz. Afinal, consumir pequenos conteúdos de maneira constante pode ser benéfico para que o cérebro assimile melhor as informações através de vídeos curtos, jogos, PDFs com apresentações interativas, entre outros.
A tecnologia é uma ajudante essencial para o aprendizado nos dias atuais. No treinamento corporativo, ela ajuda a integrar os colaboradores, deixar as palestras e aulas mais reais para facilitar a absorção de todo o conteúdo. Nesse sentido, vale sugerir situações pelas quais a empresa passa constantemente, os desafios e problemas enfrentados pelas equipes para que elas possam vivenciar, de fato, a rotina da companhia.
E a realidade virtual é uma maneira muito moderna de trazer esse aprendizado, justamente usando a tecnologia em prol da educação. Com ela, é possível simular situações em um ambiente muito realista, proporcionando uma imersão que costuma ser muito eficaz para compreender determinadas situações e agir rapidamente como se estivesse vivendo aquela situação.
Seja qual for a técnica acima escolhida pela empresa para realizar os treinamentos com os colaboradores, é essencial que estes sejam incentivados a participarem. Para isso, produzir um conteúdo interessante, personalizado com as questões de dentro da empresa e estratégicos para solução de problemas é essencial para ter sucesso nesse tipo de treinamento.
Incentivar os funcionários a conquistarem mais conhecimento é muito importante para que eles, de fato, aproveitem o material e consigam tirar lições para crescerem em suas profissões e abraçar as causas da empresa para que, assim, todos possam crescer juntos.
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