Criada nos anos 60, a matriz desenvolvida na Universidade de Stanford/Califórnia é uma das ferramentas básicas de diagnóstico corporativo para a elaboração de um bom planejamento estratégico. A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento (forças), assim como as chances de mercado que tendem a despontar (oportunidades). Do mesmo modo, a matriz ajuda no reconhecimento dos pontos que precisam ser corrigidos (fraquezas) e dos elementos que podem vir a desestabilizar o negócio (ameaças).
Por meio dessa análise, o gestor empresarial, o diretor comercial, o gerente de marketing e demais membros da diretoria conseguem traçar um panorama mais certeiro da empresa e detectar a posição dela no mercado, encontrando também maneiras de melhorar esse posicionamento. Quer mais motivos para aplicar a ferramenta num negócio? Continue lendo o artigo e confira a lista que preparamos.
1 – Versatilidade e eficácia: por ser bastante simples, a ferramenta pode ser aplicada em qualquer tipo de empreendimento, independentemente do porte ou do setor de atuação do negócio. Apesar de sua simplicidade, a matriz permite a visualização concreta e organizada de dados importantes para o melhor direcionamento da empresa. Isso facilita a tomada de decisões e amplia a eficácia da ferramenta.
2 – Verificação precisa dos riscos: a observação de riscos com antecedência e exatidão é uma grande vantagem empresarial. Dessa forma, pode-se buscar soluções mais eficientes para os problemas, evitar prejuízos, manter a estabilidade e até ficar à frente dos concorrentes.
3 – Correção de rotas: como a Análise SWOT aponta riscos e os pontos que precisam ser mais bem trabalhados, o gestor é capaz observar os ambientes externo e interno simultaneamente. Com base nessa observação, consegue-se ajustar as trajetórias já estabelecidas e até criar novas estratégias para atingir os melhores resultados.
4 – Consolidação das características positivas: os atributos favoráveis da empresa são grandes diferenciais para o negócio. Ao listá-los na matriz, fica mais fácil saber como potencializá-los e utilizá-los a favor da empresa, criando táticas acertadas para aumentar a vantagem competitiva do empreendimento.
5 – Melhor visão de mercado e de oportunidades: a ferramenta permite a análise da posição da empresa dentro do mercado e também garante a percepção dos principais concorrentes e seus diferenciais e de novos nichos de atuação. Esse exame ainda viabiliza a visualização do verdadeiro potencial do negócio e a construção de estratégias mais assertivas para o seu crescimento.
6 – Elaboração de uma lista adequada de prioridades: com a Análise SWOT, enxerga-se claramente os melhores caminhos para incrementar o empreendimento e transformá-lo num case de sucesso. Assim, em vez de sair aplicando mudanças em todos os setores do negócio, sem saber ao certo qual a alteração mais apropriada, o gestor pode identificar prioridades e agir estrategicamente.
7 – Embasamento sólido para lançamento ou ampliação do negócio: como concede uma visão global da empresa, por meio da observação dos ambientes interno e externo, a matriz fornece um suporte consistente para a criação ou expansão do negócio, apresentando a imagem real do empreendimento.
Ao cruzar as informações obtidas com a análise, o gestor tem a possibilidade de vislumbrar estratégias eficientes, capazes de expandir consideravelmente a competitividade da empresa. Ao associar, por exemplo, forças e oportunidades, pode-se estabelecer táticas mais ofensivas de atuação e novas chances de negócio.
A associação dos pontos fortes e ameaças costuma apontar soluções eficientes para a superação de dificuldades que podem surgir. Já a ligação dos pontos fracos com as oportunidades tende a resultar em planos de ação para transformar fraquezas em forças adequadas para o melhor aproveitamento das chances de mercado. A junção das características negativas com as ameaças, por sua vez, permite criar estratégias para minimizar prejuízos, a partir da redução das fraquezas e da contenção das adversidades externas.
Agora que você já sabe as razões por que toda empresa deve utilizar a Análise SWOT, compartilhe o conteúdo com seus líderes e colegas de trabalho, coloque os ensinamentos em prática e comece a aumentar a competitividade do negócio.