Blog

publicado em
27/11/2019
atualizado em
27/11/2019
às 14:53
por:
Século XXI
Tag's:
pnl,

Como aplicar a PNL na empresa

Você já experimentou utilizar a PNL na empresa em que você trabalha? Se a resposta for “não”, provavelmente é porque você ainda não descobriu todos os benefícios dessa abordagem.

Há ainda quem tenha ouvido falar sobre o uso dela na vida pessoal, mas não sabe que ela também pode ser aplicada no ambiente corporativo. Diante dos desafios enfrentados pela gestão de pessoas, o uso dela tem beneficiado fortemente profissionais de todos os níveis.

Continue lendo para entender mais sobre o conceito, quais são as maiores vantagens e como aplicar a PNL na empresa.

Do que se trata a PNL?

PNL é a sigla para Programação Neurolinguística. Trata-se de uma abordagem de desenvolvimento pessoal e comunicação criada na década de 1970 por John Grinder e Richard Bandler. Eles desenvolveram um método capaz de influenciar o comportamento cerebral por meio de diferentes tipos de linguagem.

A ideia é permitir a reprogramação da maneira como o cérebro responde a variados estímulos. Cada indivíduo tem uma maneira de encarar o mundo, interpretar acontecimentos e reagir aos estímulos externos. Isso tem a ver com a história de vida de cada um, já que todos nós somos influenciados pelas outras pessoas ao nosso redor e pelos acontecimentos.

É por isso que todos têm seu próprio jeito de reagir diante de situações desafiadoras, de conflito, entre outras. O problema é que, dependendo do caso, os nossos padrões de comportamento acabam trazendo prejuízos não só para a vida pessoas como para a profissional também. Mas a boa notícia é que eles podem ser mudados.

Por meio de algumas técnicas, a PNL identifica os padrões comportamentais e avalia as características mentais de uma pessoa. Ou seja, ela acessa o subconsciente e tenta compreender como o cérebro dela opera diante de diferentes situações. Com base nessas informações, essa abordagem mostra à pessoa quais comportamentos precisam ser reprogramados.

Quais são os maiores benefícios da PNL?

Não há nada mais valioso para uma organização do que as pessoas que fazem parte dela. Por isso, a utilização de técnicas de PNL na empresa traz ótimas vantagens para os profissionais:

  • focar no que realmente importa;
  • manter-se motivados sem precisar de estímulos externos;
  • comunicar-se com clareza e de forma eficiente;
  • ser líder de verdade;
  • adaptar-se às mudanças sem deixar as emoções dominarem.

PNL na empresa: quais são suas aplicações?

O uso da PNL na empresa impacta significativamente a experiência de trabalho de todos, além de colaborar para produção de melhores resultados. Ela é usada como ferramenta poderosa sobretudo na superação dos desafios da gestão de pessoas. Veja a seguir como ela pode ser aplicada:

Aumentar a confiança

Um dos grandes problemas enfrentados em todo tipo de organização é a falta de motivação e de confiança por parte das equipes. Isso afeta não só como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho como também o desempenho delas.

É por isso que uma das aplicações mais comuns do PNL na empresa está voltada para o aumento da confiança dos colaboradores. Por meio do uso de técnicas adequadas, é possível obter resultados bastante positivos e que podem ser rapidamente observados no ambiente corporativo.

Essa abordagem ajuda os profissionais a se manterem confiantes e motivados mesmo nas situações mais críticas, como fechamento de contratos, negociações e reuniões importantes. Tratam-se de momentos cruciais para o negócio da empresa. E a falta de confiança é capaz de colocar tudo a perder.

Melhorar a comunicação interpessoal

A comunicação é mais uma das beneficiadas pela aplicação da PNL na empresa. Embora a fala, ou seja, a comunicação verbal seja trabalhada por meio das técnicas dessa abordagem, ela não é a única.

Outros fatores ligados à comunicação, ainda que não verbais, são aproveitados ao máximo. Habilidades interpessoais podem ser desenvolvidas por meio dos conhecimentos de inteligência emocional. A empatia, por exemplo, é capaz de melhorar significativamente o relacionamento entre as pessoas.

Por isso, as técnicas de PNL são bastante utilizadas com esse propósito. Elas ajudam os colaboradores a abandonarem padrões mentais que prejudicam o desenvolvimento de relações saudáveis e sólidas com os demais colegas de trabalho.

Potencializar a capacidade de liderança

Não pense que a PNL serve apenas para melhorar o desempenho dos funcionários da empresa. As técnicas também podem – e devem – ser usadas para potencializar o trabalho realizado pelos gestores e outros líderes.

Sobretudo aqueles que ocupam cargos mais altos acabam, muitas vezes, ficando distantes das equipes. Ainda que o trabalho seja feito em conjunto, a maneira como os líderes se portam pode fazer com que os colaboradores não se sintam à vontade. Assim, deixam de agir com espontaneidade, de compartilhar as angústias e até de contar com o apoio do gestor.

O que a aplicação da PNL na empresa faz também é trabalhar a consciência dos líderes em relação à maneira como eles se comunicam no ambiente corporativo. Além disso, os ajudam a identificar como as atitudes deles são percebidas pelas pessoas.

Dessa forma, eles podem se tornar líderes ainda melhores, capazes de fazer seus colaboradores se sentirem cada vez mais motivados e felizes. E é exatamente esse o principal papel de uma liderança dentro da empresa.

Vencer o medo de falar em público

O medo de falar em público assola a vida de profissionais em diversas fases da carreira. Tem gente que só de pensar em ter que falar em uma reunião com a diretoria da empresa já começa a suar de nervoso e nem consegue dormir à noite de tanta ansiedade. E há situações em que esse nervosismo sai do controle.

A PNL também existe para ajudar as pessoas a superar esse medo. Afinal de contas, por mais tímida que a pessoa seja, ter problemas para falar em público pode prejudicar o desenvolvimento profissional dela e até ser um fator limitante para conquistar posições mais altas.

Sendo assim, vale a pena aplicar a PNL na empresa para ajudar as pessoas a controlarem as emoções, agirem com naturalidade e sentirem-se seguras ao fazer uma apresentação em público.

Ficou interessando em aprender mais sobre PNL? Então não deixe de conhecer o curso Practitioner em Programação Neurolinguística da Século XXI Conveniada FGV!

13
mar
Mulher negra anota em post it em uma parede cheia de post its organizados segundo o kanban.

Transforme sua Gestão com Kanban: Práticas Infalíveis

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

09
jan
Pessoas se reúnem e conversam em volta de uma mesa de reunião de um espaço de trabalho.

Você conhece a economia colaborativa? Conheça esse modelo e suas vantagens

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870