Blog

A realidade do mundo atual é definida por mudanças constantes, especialmente devido à pandemia da Covid-19. Logo, muitas profissões passarão a não existir e outras se atualizarão para se manter no mercado de trabalho. Uma delas é o RH. Como será o profissional do RH do futuro? 

Em momentos como estes é preciso se fortalecer e permanecer em cenários de transformações rápidas e contínuas, além de adaptar rapidamente às mudanças e abraçá-las como algo positivo. 

Por isso, neste artigo vamos apresentar algumas mudanças globais que têm trazido impactos para o RH das empresas e as principais tendências para o setor. Confira!

5 mudanças globais que impactam o RH do futuro

Há mudanças globais que afetam as organizações e, por isso, demandam novas soluções e o desenvolvimento de competências para garantir a permanência no mercado. 

1. Velocidade das transformações

O RH do futuro está acontecendo hoje, pois o que estava previsto para o futuro foi antecipado para os dias atuais. A velocidade das transformações têm trazido mudanças profundas no dia a dia das organizações e de seus colaboradores.

Para ganhar agilidade e acompanhar a velocidade destas transformações, o RH precisa estar sempre atento aos movimentos internos e externos da organização,  a todas as iniciativas e projetos relevantes que a ajudem a enfrentar os desafios atuais e os que estão por vir.

Ele precisa intermediar estas questões, propor soluções, traduzi-las da melhor forma possível aos colaboradores e sempre em tempo hábil. 

Por isso, ele deve assumir um papel direcionador,  para que a empresa e seus colaboradores consigam transitar neste cenário de mudanças rápidas, constantes e de muitas incertezas, de forma segura e com competência.

2. Mudanças repentinas

A necessidade de isolamento e os lockdowns durante a pandemia mostraram que mudanças inesperadas podem acontecer a qualquer momento. Por isso, o RH do futuro precisa unir líderes e fazer análises profundas quanto à situação atual de suas equipes e quais tendências eles preveem para o futuro. 

Ele deve promover debates, fóruns e encontros onde possa estabelecer uma agenda comum para toda a empresa, que minimize os impactos causados pelas mudanças repentinas e constantes.

O RH precisa criar mais união, integração, conexão e sinergia entre as áreas, que, junto a ele, passarão a atuar de forma mais proativa e estratégica, e menos reativa.

3. Transformação Digital

Nesse processo, onde a transformação digital é uma realidade, o RH do futuro  precisa saber usar com eficiência todas as ferramentas que ela proporciona. Ele precisa manter-se atualizado e informado quanto às melhores práticas e soluções, como a automatização e a digitalização de processos, práticas, documentos.

4. Times cada vez mais enxutos

A transformação digital trouxe excelentes soluções para o mundo corporativo. Com isso, os processos e atividades comuns do dia a dia passaram a ser realizadas com mais agilidade e eficiência. 

Assim, as empresas precisarão se adequar à realidade de trabalhar com equipes cada vez menores, e, em contrapartida, desenvolver equipes de alta performance, cada vez mais colaborativas e alinhadas às necessidades de outros setores e dos clientes.

Nesta realidade, cabe ao RH do futuro orientar gestores e desenvolver novos tipos de lideranças, que sejam capazes de revisar e reestruturar suas equipes e atuações. Ele se torna o elo estratégico de ligação entre os líderes e o board da empresa.

5. Um novo normal para o RH do futuro

Todos já ouvimos falar disso nos últimos anos e isso é uma realidade. A forma como as pessoas percebem o mundo foi modificada e isto tem trazido impacto para as relações de trabalho. 

Da mesma forma que foi difícil se adaptar a uma nova realidade no começo da pandemia, tem sido igualmente difícil para muitos retomar as atividades no formato anterior, ou pelo menos o formato híbrido. Muitos se sentem inseguros quanto ao futuro do seu trabalho e da organização. 

Por isso, o RH precisa desenvolver estratégias que ajudem as pessoas a recuperarem a confiança e deve atuar como aliado dos colaboradores nesta adequação ao novo normal.

Apesar de durante muito tempo ter adotado uma postura mais burocrática, o RH do futuro deve assumir uma postura mais acolhedora e estimuladora, para que os profissionais acreditem e assumam seu autodesenvolvimento.

Ele pode, por exemplo, promover projetos que estimulem os profissionais a fazerem isso, sem depender de fatores externos para que isso aconteça.

 

rh do futuro

 

6 tendências do RH do futuro

De forma geral, as tendências para o futuro do RH estão relacionadas à questões tecnológicas. São tantas novidades e atualizações, que é preciso ficar atento a todas elas e às atividades que norteiam o RH do futuro. Conheça algumas delas:

1. Uso de Inteligência Artificial

Machine learning, bots e outros termos ligados à inteligência artificial são tendência para o RH do futuro. Através do uso destes recursos é possível conhecer e avaliar dados, identificar padrões de comportamento e ter acesso a informações que contribuem para tomadas de decisões mais assertivas. 

No RH, a inteligência artificial pode ser usada para analisar métricas e, a partir delas, desenvolver ações que melhorem o clima, identifiquem profissionais ou equipes que precisam de qualificação, promover o alinhamento à cultura organizacional e outras atividades inerentes à prática de gestão de pessoas.

2. People Analytics

Parte integrante das ações realizadas através da inteligência artificial, o People Analytics é um processo onde os dados são coletados (big data), cruzados, organizados e analisados com o objetivo de conhecer melhor os  colaboradores.

A partir disso, os gestores podem fazer o mapeamento de perfis comportamentais para compreender melhor cada profissional, saber seus níveis de envolvimento, motivação e expectativas. É possível conhecer suas soft e hard skills, fazer alocações de mão de obra mais assertivas, desenvolver novos talentos e estratégias que diminuam os índices de turnover .

 3. Automatização de processos

A automatização de processos tira os profissionais de RH e demais setores das tarefas manuais, repetitivas e burocráticas. Com isso, sobra tempo para alocar equipes em ações mais estratégicas, como análises aprofundadas que permitam o desenvolvimento de novas soluções.

Alguns exemplos são o armazenamento em nuvem, que permite acesso remoto a informações centralizadas e organizadas em um único lugar e o controle automático de folha de pagamento e carga horária 

4. Employer Branding

É uma tática que utiliza estratégias de endomarketing para criar uma imagem positiva da empresa  entre seus colaboradores. O objetivo é fazer com que eles multipliquem esta visão e atraiam os melhores talentos para ela.

O employer branding contribui para processos seletivos mais alinhados às  necessidades da empresa e desligamentos menos problemáticos e mais estratégicos.

5. Employee experience

É uma metodologia de gestão de pessoas focada em estratégias que promovem o engajamento dos colaboradores, como por exemplo:

  • Melhoria a rotina de trabalho
  • Liderança motivadora
  • Clima organizacional agradável
  • Concessão de benefícios
  • Desenvolvimento de planos de carreira
  • Diálogos
  • Alinhamento à cultura  organizacional. 

Em um mercado cada vez mais maduro e exigente, é necessário apresentar diferenciais competitivos que promovam a empresa, e os colaboradores são fundamentais na busca destes resultados.

6. RH Ágil

É uma metodologia que promove a melhoria contínua e traz mais fluidez aos processos de recursos humanos. Ela está alicerçada nos seguintes pilares: 

  • Colaboratividade no lugar da hierarquização;
  • Adaptabilidade;
  • Comprometimento e inspiração
  • Transparência ao invés de sigilo;
  • Ambição e motivação

Os principais benefícios do RH ágil são maior aderência às novas tendências do mercado, equipes mais autônomas, colaborativas e satisfeitas, aumento da produtividade, atração e retenção de talentos e melhoria do clima organizacional.

7. Teletrabalho

A necessidade de distanciamento social mostrou que o Home Office é altamente viável, pois permite que o trabalho seja executado à distância com a mesma qualidade. Hoje, esta prática tem alto índice de aprovação entre executivos e colaboradores.

Além disso, a alta demanda por profissionais qualificados encontra no teletrabalho uma forma eficaz de contratar pessoas em qualquer lugar do planeta. O RH do futuro tem em mãos a tarefa de adotar ferramentas e soluções que permitam a montagem e a gestão destes times remotos.

Como ser um profissional de RH do futuro?

Para ser um profissional desse RH do futuro é preciso adotar uma postura mais proativa e alinhada aos interesses organizacionais e estar preparado para mudanças constantes. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar. 

  1. Adote uma jornada de estudos e atualizações constantes. No entanto, não se atenha aos assuntos do RH. Aprenda a usar novas tecnologias e informe-se sobre tudo que envolve a empresa. Capacite-se!
  2. Seja mais estratégico. Junto ao RH, reflita sempre sobre qual é seu papel na organização, quais são as entregas que você faz, qual é seu objetivo e propósito dentro dela.  
  3. Aprenda a trabalhar de forma cocriativa, pois as pessoas trabalharão cada vez mais conectadas na busca de soluções para a organização.
  4. Desenvolva sua criatividade e aprenda a inspirar pessoas a isso. Por isso, aprenda a fazer perguntas que ajudem a se desenvolverem e expandirem suas consciências.
  5. Aprenda a ser antifrágil. Abrace seus erros e dificuldades e aprenda com eles. Utilize as incertezas, as mudanças e transformações como algo positivo que te farão mais forte e preparado para todos os desafios.  

Conheça as soluções em desenvolvimento da Século XXI

Em um cenário onde novos modelos organizacionais e de gestão têm sido adotados e o relacionamento com os colaboradores tende a mudar cada vez mais, o RH do futuro precisa investir na expansão da consciência. 

Ele deve oferecer soluções em desenvolvimento humano eficazes, como coaching, intervenções, workshops, treinamentos, palestras, entre outros. Para isso, baixe o Guia de Educação Corporativa” da Século XXI e se aperfeiçoe mais ainda. 

 

rh do futuro

14
fev
quatro pessoas conversam em frente a gráficos.

O que é PDCA e como utilizar na gestão

24
jan
Seis pessoas reunidas interagem em um escritório com anotações na parede.

6 dicas de como aumentar a produtividade da sua empresa

09
mar
gestão de negócios

Gestão de negócios: guia para estratégias inteligentes

Como promover uma gestão de negócios de sucesso? Acesse e confira um guia completo para estratégias inteligentes.

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870