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publicado em
11/12/2019
atualizado em
11/12/2019
às 15:27
por:
Século XXI
Tag's:
liderança, pnl,

6 técnicas de PNL que podem ajudar sua empresa

Você sabia que existem métodos eficazes para favorecer o bem-estar e o desempenho dos profissionais por meio de uma reeducação comportamental? É isso o que fazem as chamadas técnicas de PNL – Programação Neurolinguística.

Essa reeducação permite que as pessoas façam mudanças significativas no modo como se comportam, tomam decisões e enxergam as situações. Tais mudanças são capazes de ajudá-las a alcançar o sucesso que tanto desejam.

Por isso, as técnicas de PNL são cada vez mais procuradas pelos profissionais. Além de favorecer o seu próprio desenvolvimento, saiba que você pode usá-las na empresa para ajudar a sua equipe a crescer.

Que tal saber mais sobre o assunto? Continue lendo para conhecer melhor essas técnicas e como elas são usadas no mundo corporativo.

Conheça 6 técnicas de PNL

As técnicas de PNL são várias e cada uma delas funciona para determinado tipo de situação. Abaixo, você vai conhecer algumas das principais e em quais contextos elas podem ser aplicadas:

1. Swish

A Swish é uma das técnicas de PNL mais populares. Isso porque ela pode ser facilmente aplicada, além de ser bastante útil em diversas situações. O objetivo dela é mudar um pensamento ou emoção indesejada. E o uso dela se dá por meio da reprogramação dos gatilhos mentais.

Sendo assim, toda vez que um sentimento ruim aparecer, uma situação positiva deve substituir a negativa. Ou seja, toda vez que um estímulo negativo se manifesta, uma sensação boa deve ser associada a ele para que a situação não piore.

Na empresa, a Swish pode ser aplicada em diversas situações. Momentos de sobrecarga, estresse e de conflito, por exemplo, costumam provocar sentimentos negativos. A boa notícia é que eles podem ser facilmente substituídos, contribuindo para o bem-estar da equipe.

2. Rapport

Rapport é uma palavra francesa relacionada à afinidade. Trata-se de um exercício de empatia, de compreender o outro e, ao mesmo tempo, estabelecer uma relação de cooperação, confiança e harmonia.

Não é à toa que esta é uma das técnicas de PNL mais utilizadas pelos profissionais de RH. Isso porque ela facilita a tarefa de compreender e aproximar as equipes. Por meio dela, é possível diminuir as tensões interpessoais.

Ao ajudar os colaboradores a reconhecerem seus pontos em comum, o Rapport favorece o diálogo. Afinal de contas, todos tendem a confiar mais em pessoas com as quais se parecem ou se identificam de alguma maneira.

3. Ressignificação

A Ressignificação tem como propósito final a mudança de paradigma. Ou seja, a ideia é ajudar a pessoa a criar um novo significado para uma situação negativa. Ao invés de ficar nos pensamentos negativos, a pessoa é estimulada a ver os pontos positivos, os benefícios de tal situação.

Tanto na vida pessoal quanto na profissional, ainda que as pessoas não notem, comumente elas se fazem de vítimas quando algo não sai como o esperado. Dessa forma, elas acabam se entregando aos pensamentos negativos e até se sentindo fracassadas.

É aqui que a Ressignificação faz toda a diferença. Ela é uma das técnicas de PNL que ajudam os indivíduos a tirarem algo de bom de todas as situações. Sendo assim, passam a ver os benefícios que elas podem trazer para eles mesmos.

4. Ponte ao Futuro

Em qualquer tipo de organização, a desmotivação costuma ser um dos principais problemas a serem combatidos pelos gestores. Na maior parte dos casos, os colaboradores se sentem desmotivados por não conseguirem visualizar seus objetivos sendo atingidos no futuro.

A boa notícia é que a Ponte ao Futuro, uma das técnicas da PNL, fazem uma grande diferença nesses casos. Ela ajuda na condução mental das pessoas em direção às mudanças que estão por vir.

Para isso, a técnica faz uma ligação entre o presente e o futuro. A pessoa passa a visualizar a própria evolução rumo aos objetivos traçados por ela. Assim, ela se sente mais empoderada, vitoriosa e, consequentemente, mais motivada para estar naquele ambiente.

5. Fogging

Por mais que a empresa se esforce ao máximo para evitá-los, os conflitos fazem parte da vida corporativa. A técnica Fogging existe para ajudar as pessoas a resolverem os conflitos, tirando o foco da situação e procurando novas soluções.

Fique sabendo que não é somente o RH que pode aplicar a técnica para remediar os desentendimentos entre membros de uma equipe. Os próprios colaboradores podem usar o Fogging para encontrar novas perspectivas diante das tensões.

Sendo assim, deixa-se de perder tempo e energia com acusações, disputas sobre quem está certo ou errado, etc. Isso porque a técnica está voltada para o questionamento real sobre a possibilidade de solucionar uma dada situação.

6. Curar Fobias

Todo mundo possui algum medo, seja de altura, de água, de lugares fechados, entre outros. Esses medos, quando muito intensos, são considerados fobias por provocarem taquicardia, suor, tontura e até falta de ar.

Como o próprio nome diz, a técnica Curar Fobias visa ajudar as pessoas a lidarem com os medos, jogando fora o que é prejudicial e reprogramando o cérebro. Por meio do detalhamento da mente do ser humano e da linguagem, a técnica verifica como ambos se relacionam com o corpo.

Há quem tenha fobia de falar em público, por exemplo. Dependendo do cargo ocupado, essa pessoa precisa superar o medo para conseguir exercer suas atividades, participar de reuniões, eventos, etc. Nesse caso, essa técnica vai entender como funciona a mente dela para reprogramar o cérebro.

Como aprender a usar as técnicas de PNL de forma eficaz?

Para tirar o máximo de proveito delas, é importante que você tenha os conhecimentos necessários para saber como aplicar as técnicas de PNL na empresa. Em primeiro lugar, você precisa entender quais são os principais benefícios da PNL na vida dos profissionais.

Mas só isso não basta. Vale a pena apostar em uma formação específica para o uso eficaz das técnicas no ambiente corporativo. Se você estiver realmente interessado em aprender mais sobre o tema, não deixe de procurar um curso adequado para as suas necessidades.

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